Adquira o hábito de ser feliz

A felicidade pode parecer algo inatingível ou até difícil de compreender, mas na verdade pode ser muito simples, eu a encaro como um hábito.

Manolo Lorenzet

2/25/20254 min read

Felicidade.

Muitas pessoas veem a felicidade como algo inatingível ou difícil até de compreender.

Vou contar um pouco da minha experiência pessoal:

Assim como qualquer pessoa, tive infância, passei pela adolescência, juventude e alcancei a fase adulta.

Da mesma forma que grande parte dos indivíduos, tive traumas em cada uma dessas fases. Na infância tive dificuldades, na adolescência enfrentei situações desconfortáveis, dúvidas, na juventude passei por desafios e na vida adulta passo por problemas igual a todo mundo, igual a você!

Durante grande parte da minha vida acreditei na “busca pela felicidade”, e a busquei de diversas formas, no trabalho, no dinheiro, nos relacionamentos, nas posses, na igreja, em quase todos os lugares. Demorei muito para entender que isso tudo não é o caminho para alcançar a felicidade.

Demorei mais de 40 anos para entender uma coisa muito simples: A felicidade está dentro, e não fora!

Hoje, com esse entendimento consolidado em mim há mais de dez anos, posso dizer que sou feliz. Sou tão feliz que desejo essa mesma felicidade a todos que me rodeiam, me esforço para que o máximo de pessoas alcancem esse estado de ser.

Por isso estou escrevendo, para ajudar a você e ao máximo de pessoas possível a ser feliz.

Felicidade é um hábito, a felicidade é acessível a todos e possível, inclusive, de ser aprendida.

O que é HÁBITO? É um comportamento frequente e até involuntário do indivíduo, é um ato que alguém executa com tanta frequência e com tamanha facilidade que não precisa pensar ao fazê-lo.

Coisas consideradas difíceis por uns, são automáticas para outros.

Você já viu alguma notícia sobre pesquisas de robôs? Deve ter notado que uma das maiores dificuldades dos pesquisadores é “ensinar” um robô a andar. Isso porque o ato de andar é uma atividade extremamente complexa, requer equilíbrio, e uma ordem de movimentos intrincada e interdependente… mas para você, andar é só colocar um pé na frente do outro! Sim, para você, andar é algo habitual! Algo que você faz desde a mais tenra infância. Mas você levou meses (algumas crianças levam até mais de ano) para aprender a se manter de pé e colocar um pé na frente do outro! E depois que conseguiu, levou muitos tombos durante toda a sua primeira infância.

Interessante é que a cada tombo, você aprendia algo, seu movimento se adaptava para não cair mais. E Assim, um passo após o outro, você aprendeu a andar, manter o equilíbrio… e após um tempo, você estava habituado a andar.

Outros exemplos:

Dirigir veículos;

Falar;

Ler…

Desenvolver hábitos exige, da forma mais básica e resumida que consigo pensar, duas coisas: Esforço e frequência. Depois de algum tempo, e esse tempo pode ser diferente de pessoa para pessoa, nota-se que o esforço diminui à medida que a frequência se mantém, até que não se nota mais o esforço, a atitude torna-se habitual, natural.

Assim é, também, com a felicidade! Sim! A felicidade é um hábito!

Quando resolvi encarar a felicidade como um hábito, tudo na minha vida mudou! Claro que não foi de um dia para o outro. Da mesma forma que para a criação e aquisição de qualquer hábito foi necessário esforço. Afinal, para adquirir hábitos são necessárias aquelas duas coisas que mencionei antes: ESFORÇO e FREQUÊNCIA.

Esforço:

No início da formação do hábito é necessário muito esforço, força de vontade e perseverança. Os bons hábitos geralmente não são os mais fáceis para adquirir, se você frequenta academias ou pratica algum esporte, deve se lembrar como foi difícil começar e manter-se focado. Eu mesmo já comecei a frequentar academias várias vezes. Quando mais jovem parecia mais fácil. Quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna esse processo. Parece que ficamos mais resistentes às mudanças de hábitos e adquirir novos hábitos saudáveis exige cada vez mais esforço.

Frequência:

À medida que o tempo passa e o seu esforço para vencer a inércia inicial é maior que a falta de vontade de fazer, você consegue, a muito custo, manter uma frequência, uma rotina, como por exemplo fazer exercícios físicos diariamente, o esforço parece diminuir a cada ocasião. Até que um dia você se vê compelido por uma força invisível a fazer sua série de exercícios a ponto de sentir falta se não os fizer. Essa mágica acontece por causa da frequência!

Conclusão:

Se você se esforça para manter a frequência de determinada atividade, seu cérebro se habitua a fazê-lo e uma virada de chave acontece. Você adquire um hábito.

Assim foi minha jornada para ser feliz! Todos os dias me esforçava para me sentir feliz! TODOS OS DIAS! Até que naturalmente, sem esforço, hoje sou feliz. Mas não me pergunte quanto tempo levou esse processo, eu não saberia responder.

Mas não se engane, da mesma forma que qualquer outro hábito pode falhar de vez em quando, houve, há e haverá dias e até períodos mais longos em que não consigo demonstrar essa felicidade.

Já passei, como a grande maioria das pessoas, por períodos de tristeza, depressão, até de desespero! Mas nunca mais deixei de ser feliz! É incrível e muito difícil de entender, mas mesmo depressivo me sentia feliz. É meu hábito!

Como exatamente adquiri o hábito de ser feliz?

Simples, fiz uma lista das coisas que eu acreditava que uma pessoa feliz faz e sente. Mas lembre-se, essa é a minha lista, pode ser que não sirva para você. Se você quiser tentar, sugiro que faça sua própria lista e se esforce ao máximo para segui-la diariamente.

Porque se você acha que só vai ser feliz quando fizer determinadas coisas, precisa saber que coisas são essas e precisa fazê-las! Hoje! Agora! Para começar a ser feliz.

Minha lista diária:

-Praticar a gratidão;

-Focar no que realmente importa;

-Parar de se comparar com os outros;

-Ter relacionamento sério e sólido;

-Ter uma mentalidade otimista;

-Passar tempo com animais de estimação;

-Andar de moto.

Para ser feliz eu tinha que me sentir feliz. Logo, passei a me esforçar para me sentir feliz todos os dias, até que internalizei esse sentimento e executo diariamente essas tarefas.

Quero muito, mesmo, do fundo do meu coração, que você também adquira esse hábito!