Realidade

A minha realidade não é real

Manolo Lorenzet

3/3/20253 min read

A realidade é algo diferente daquilo que você vê.

Desde o começo da humanidade temos adquirido conhecimento, cultura e sabedoria. Mas o conhecimento pode ser destrutivo, pode inclusive destruir o seu possuidor.A história está repleta de personagens que podem comprovar esse meu ponto de vista. Filósofos, governantes, e pessoas das mais variadas naturezas já foram acometidos por esse mal.

Não estou dizendo que o conhecimento é de natureza ruim, ele é apenas conhecimento; pode ser usado para o bem, como também pode ser usado para o mal; pode ser edificante, ou pode ser destrutivo.

Desde a antiguidade pensadores e filósofos travam essa luta para adquirir conhecimento, tentar conhecer tudo o que é possível ser conhecido. Alguns (ou muitos) tiveram a humildade de admitir essa impossibilidade, como Platão, que cunhou a frase: “So sei que nada sei” ou como William Shakespeare, com sua famosa frase “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

É interessante como em algum momento da vida achamos que somos capazes de conhecer e saber tudo, somos os donos da verdade.

A verdade, contudo, é que nesses momentos não podemos estar mais longe da verdade e da realidade. Aliás, o que vivemos não é a realidade!

Pode parecer chocante num primeiro momento, mas essa pode ser a verdade! Não vivo na realidade.

Estou certo de que você já ouviu, assim como eu, a frase “Você cria a sua realidade”. Cada vez mais, chego à conclusão de que essa frase é correta, de vários pontos de vista… A realidade que tenho no presente é nada mais que a consequência das minhas escolhas passadas. Outro ponto de vista da frase é que se eu imagino e mentalizo, acabo criando essa realidade para mim.

De qualquer forma, essa é a minha realidade! E a minha realidade não é a realidade do meu vizinho. Não é a realidade do meu amigo, não é a sua realidade. É uma realidade só minha. É a realidade que eu enxergo. Ela é só minha, assim como existem outras 7 bilhões de pessoas no mundo hoje, cada um com a sua realidade pessoal!

E se eu analisar essa minha realidade sob a ótica de Platão, se nada sei, nem mesmo sei a minha realidade. Sei, porém, que essa não é a realidade real.

Somando ao pensamento de Shakespeare, eu nem imagino o que existe além da realidade que enxergo.

Para mim isso é muito importante, pois classifico as coisas em três grandes grupos:

As coisas que sei;

As coisas que não sei;

As coisas que nem sei que não sei.

Se eu fosse desenhar um diagrama seria mais ou menos assim:

Dessa forma, entendo que a realidade que eu vejo se limita às coisas que sei e às que não sei, pois é tudo o que minha visão alcança, mas é apenas a minha realidade, podendo existir outras que eu nem mesmo imagino a existência. E mais, a minha realidade é dada pela forma como eu vejo a mim e as coisas ao meu redor; que é completamente diferente da forma como você me vê e vê as coisas ao meu redor. Portanto, a minha realidade ainda é diferente da realidade que você vê em mim!

Sim, é pra deixar qualquer um pirado! Mas tudo bem, para mim o que importa é como eu moldo a minha realidade para que ela seja útil e luminosa.

Isso foi apenas um momento de filosofia interna minha. Não espero que isso mude a sua vida, mas mudou a minha.

Obrigado por ler.